terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Serginho Groisman reúne amigos para uma noite de natal no "Altas Horas"


Natal é época de confraternizar. É tempo de reunir quem se ama e aproveitar o clima de final de ano que se instaura no ar. É isso que Serginho Groisman propõe para a noite deste sábado, dia 24, no especial de Natal do ‘Altas Horas’. À meia luz, a arena é enfeitada por pequenas lâmpadas, que realçam o estúdio e refletem o prateado das grandes bolas penduradas no cenário, deixando o ambiente aconchegante. No centro, as cadeiras dispostas lado a lado em um círculo, recebem os convidados da edição, ícones de diferentes gerações do sertanejo, rock, pop e funk brasileiro. Irmãs Galvão, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Sandy, Tiago Iorc, Maria Gadú, Vanessa da Mata, Tiê, Erasmo Carlos, Frejat, Fábio Jr., Anitta e Chitãozinho & Xororó se revezam entre números únicos, nos quais cada música é acompanhada pela Orquestra Paulistana de Viola Caipira e a Orquestra Sinfônica de São Paulo.
A primeira apresentação é de Fábio Jr., que convoca as palmas da plateia ao cantar “Alma Gêmea”. Ao término da canção, ele abraça o apresentador e demonstra o carinho por essa amizade: “Sabe quando você conhece uma pessoa e parece que ela é sua amiga desde a infância? Você é um ser humano da maior qualidade”, afirma para Serginho que, lisonjeado com as palavras, agradece. Logo, chama Wanessa da Mata para o palco suspenso, onde estão os mais de 50 instrumentistas da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. “Tristeza do Jeca” é a música escolhida por ela. Compostos por Tonico & Tinoco, os versos são velhos conhecidos dos veteranos do sertanejo presentes na noite. Irmãs Galvão, Renato Teixeira, Sérgio Reis e Chitãozinho & Xororó engrossam o refrão da canção.
Sandy, Tiago Iorc e a Orquestra Sinfônica de São Paulo tocam juntos “Me Espera” e a apresentação é elogiada por Sérgio Reis, que ao subir para o palco pede para a plateia novamente aplaudir os cantores e instrumentistas. Lá em cima, Reis se alinha com Renato Teixeira, parceiro de anos, para entoar “Amanheceu, Peguei a Viola”. Em seguida, Erasmo Carlos conta com a ajuda de Tiê e Maria Gadú de backing vocals em “É Preciso Saber Viver”. Tremendão ainda faz um pedido ao público: “Se abracem, se abracem!” E assim comanda um dos momentos mais emocionantes da noite.
Difícil também é não se arrepiar ao ouvir a dupla Chitãozinho & Xororó cantar. Depois de “Se Deus me ouvisse”, todos aplaudem em pé os sertanejos. Wanessa da Mata, ainda impressionada, pede dicas aos cantores para manter a voz intacta durante tantos anos. Xororó revela que dormir e hidratar com água são os melhores “remédios”, assim como Tonico & Tinoco uma vez lhe disseram. Após a visita bem-humorada de Mustafary (Marco Luque), Ivan Lins se dirige ao piano, instrumento base da maior parte de suas composições, e canta “Um Novo Tempo” com a Orquestra Sinfônica de São Paulo. Já Tiê sobe para cantar junto aos violeiros e pede licença para Renato Teixeira, pois interpreta uma de suas maiores composições, “Tocando em Frente”. O paulista ainda descreve como produziu a letra, uma parceiria com Almir Sater: “Essa música nasceu em 10 minutos e Almir disse que só poderia ser plágio, porque não era possível que ela tivesse surgido tão rápido assim.”
Da velha guarda do sertanejo caipira, as Irmãs Galvão comemoram 70 anos de carreira e não dispensam o bom humor ao longo da noite. “Beijinho Doce”, a música mais conhecida da dupla, ganha um arranjo especial da orquestra sinfônica. Maria Gadú, ao lado de Marilene, assiste atentamente à apresenção da dupla após ter cantado “Lamento Sertanejo” com o sanfoneiro Mestrinho.
A noite vai caminhando para o fim com Frejat e Anitta. Pela primeira vez sem uma banda e acompanhado só por violas, o cantor carrega seu violão para tocar e cantar “Amor Pra Recomeçar”. Antes da primeira nota soar, ele declara: “Eu amo Erasmo Carlos. Sempre digo isso e sempre falarei!”. Para Anitta, essa também é uma participação inédita, pois a música eleita é “Vá com Deus”, de Roberta Miranda, em homenagem a uma tia fã da cantora.
Mas Natal que é Natal precisa de um presente. E, nada mais justo do que esse presente ser para Serginho Groisman. Thomas, filho do apresentador, surge na arena e abraça o pai. E assim, com o pequeno no colo, Serginho agradece os convidados e pede a última canção: “Saudade da Minha Terra”. Após uma noite de grandes emoções, o ‘Altas Horas’ se despede de 2016 desse modo, entre família e amigos.
Excepcionalmente neste sábado, 24 de dezembro, o “Altas Horas” vai ao ar logo após “A Lei do Amor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário