sexta-feira, 12 de maio de 2017

In Memorian - Jorge Lafond (Vera Verão)



 Paulo Jorge Ribeiro Sousa Lima, conhecido pelo seu nome artístico Jorge Lafond (Rio de Janeiro, 29 de março de 1952 — São Paulo, 11 de janeiro de 2003) foi um ator, comediante, dançarino e transformista brasileiro. Seu principal personagem foi Vera Verão.

Aos seis anos de idade, Jorge Lafond já tinha a consciência de que era homossexual. Em uma entrevista à revista Raça, disse: As pessoas falavam que ser gay era uma coisa muito feia, e eu ficava com a cabeça tontinha. Mas o medo de meus pais descobrirem era tão grande que eu procurava andar na linha e estudar bastante.

Aos dez anos de idade, já trabalhava das 9 às 17 horas numa oficina mecânica. E, nos fins de semana, ia com a mãe trabalhar em um parque de diversões.
Estudou balé clássico e dança africana, chegando a trabalhar com Mercedes Batista. Formou-se em teatro pela Uni-Rio. Trabalhou em muitos cabarés do Rio de Janeiro, desde a Praça Mauá até Copacabana, abria os shows da meia-noite na boate Flórida, boate Escandinávia, boate Barbarela e terminava a noite na boate Kiss, em Irajá, às 5h da manhã.


Em 2001 foi convidado a participar da campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis pelo Ministério da Saúde mesmo causando desagrado a militantes do GGB e do Grupo de Gays Negros da Bahia, pois viam que a personagem Vera Verão estaria emprestando sua imagem de um estereótipo do gay que seria pejorativo.

O ator sempre se envolveu em polêmicas com relação à sua homossexualidade. Em 1999, durante o lançamento da sua autobiografia Vera Verão: Bofes & Babados, ameaçou dizer os nomes de personalidades (inclusive de um famoso jogador de futebol) com quem já teria mantido relações.


Em 10 de novembro de 2002, Lafond foi convidado para participar do quadro "Homens vs. Mulheres" no programa Domingo Legal, no SBT. Caracterizado de Vera Verão, Lafond integrava o lado feminino da disputa, mas foi retirado do palco em dado momento, supostamente a pedido do padre Marcelo Rossi, que se apresentaria no programa dali a alguns minutos. Após a apresentação, a produção solicitou insistentemente que Lafond retornasse, pois o padre já havia saído. Porém, arrasado, constrangido e amargurado com a situação, ele não voltou. (Numa entrevista à Revista Quem, padre Marcelo Rossi afirmou que nunca discriminou Jorge Lafond)


No dia 17 de novembro de 2002, uma semana depois do incidente, Lafond foi internado em estado grave, com problemas cardíacos. o que teria culminado no mal-estar sentido por Lafond no domingo. Num primeiro momento, os médicos diagnosticaram uma crise hipertensiva. Nas semanas seguintes após o incidente, diversas foram suas internações no hospital, sendo a última em 28 de dezembro de 2002, quando seu problema de saúde se agravou com uma crise renal, levando-o à morte.

Hipertenso , com HIV, e já com problemas cardíacos, Lafond, aos 50 anos, não teria reagido emocionalmente bem ao incidente no "Domingo Legal" e entrou em depressão. Semanas depois, em 28 de dezembro de 2002, foi vítima de parada cardiorrespiratória e acabou internado no Hospital Sepaco, na Vila Mariana, zona centro-sul da cidade de São Paulo. Sofreu complicações renais e chegou a fazer diálise. Seu fim deu-se com um fulminante infarto e posterior falência múltipla dos órgãos no dia 11 de janeiro de 2003, à 1h40 da manhã. Seu corpo foi trasladado ao Rio de Janeiro para ser sepultado no Cemitério do Irajá, Zona Norte, acompanhado por cerca de cinco mil pessoas. A Polícia Militar teve de pedir reforço para conter os ânimos dos fãs que exibiam faixas e cartazes em homenagem ao ator, além de aplausos.

 Algumas fotos de Jorge Lafond 
          Resultado de imagem para jorge lafond e silvio santos             Resultado de imagem para jorge lafond e silvio santos                    
Resultado de imagem para jorge lafond e silvio santos               Resultado de imagem para jorge lafond e silvio santos 
   
Resultado de imagem para jorge lafond e silvio santos
Resultado de imagem para jorge lafond e silvio santos
                          Resultado de imagem para jorge lafond e silvio santos

     
 E hoje ficaremos por aqui. Espero que todos tenham gostado de relembrar deste grande artista que faz muita falta. Obrigado a todos. 

Leandro Amorim 
Colunista e Vice Presidente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário